segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Parábolas de Jesus

 


“Quando alguém tem um coração preparado, a compreensão é real. Mas se não houver receptividade no coração, logo desaparece. Por isso conto histórias. ” Mateus 13.12, A Mensagem

Jesus foi um mestre extremamente talentoso e seu meio preferido de instrução foi a parábola. Basicamente, o termo parábola significa uma comparação ou analogia, na maioria das vezes em forma de narrativa dramática. Histórias curtas, simples e do cotidiano das pessoas.

É comum que a parábola comunique um ponto principal (uma lição) em contraste com a alegoria, na qual praticamente todas os detalhes tem suas correspondências. Como por exemplo, na alegoria da videira e dos ramos.

Portanto, a função das parábolas de Jesus era ilustrar alguma verdade, especialmente com respeito ao caráter, aos valores e à vinda do reino de Deus.

Em segundo lugar as parábolas tinham a intenção de levar os ouvintes a algum tipo de decisão. O curioso iria embora para casa com uma história para o incomodar, já o sedento acompanharia o Mestre para de fato conhecer a interpretação e a profundidade da lição a vivenciar.

Por isso mesmo, e em terceiro, as parábolas contadas por Jesus, ocultavam a verdade e a revelavam ao mesmo tempo, uma vez que “vendo, eles não veem e, ouvindo não ouvem nem entendem” (Mt. 13.13). Não era propósito que as pessoas não conseguissem entender, mas isso seria a sim consequência, se o ouvinte endurecesse seu coração.  

As parábolas de Jesus não são simplesmente histórias a serem ouvidas, na verdade, são enigmas que cada ouvinte deverá desvendar. A palavra em hebraico traduzida por “parábola” significa exatamente isto: um enigma. Em conclusão, portanto, decifrar o reino ouvindo de coração as parábolas de Jesus despertará e renovará o aprendiz pra seguir o Mestre, se render ao Rei fazendo o Seu Reino conhecido.

 

Pastor Zé – Adaptado do devocionário de John Stott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...