domingo, 14 de dezembro de 2014

CASAMENTO com Intencionalidade


Estou convencido de que a maior causa de divórcios não é adultério, problemas financeiros, ou diferenças irreconciliáveis. Estes normalmente são sintomas de um problema mais profundo.

Enquanto esses problemas podem ser reais, creio que existe uma causa maior.

A causa mais comum que eu vejo com casais que estão tendo dificuldades no casamento é uma falta de investimentos intencionais no casamento.


Enquanto podemos debater o que vem primeiro – alguém perdeu interesse por isso faltou intenção ou faltou intenção por isso perdeu o interesse – de qualquer forma existe uma ideia chave:

Podemos influenciar nossos sentimentos através de investimentos intencionais no nosso casamento!



Como já escrevi antes, nosso afeto cresce na direção do que estamos investindo. Onde colocamos nosso tempo, dinheiro e energia, acaba também recebendo nossa paixão, interesse e afeto.


Pense no que isso significa com relação ao casamento: geralmente você vai ter sentimentos pelo cônjuge de acordo com quanto você investe nele/nela.

Seus sentimentos serão muito menos sobre a pessoa e mais sobre o esforço e dedicação que você terá colocado em seu relacionamento.

É óbvio que há exceções. Algumas pessoas escolheram errado o parceiro com quem se casaram ou o cônjuge escolheu ser a pessoa errada, mas a maior parte do tempo, amamos nossos cônjuges de
acordo com quanto investimos nele/nela.

Considere o que isso quer dizer: se seus sentimentos de amor estão minguando, podem se recuperar. Com um pouco de esforço, intenção e energia, amor pode crescer.

Cada semana eu encontro com casamentos que estão sofrendo. Eu sou igual a uma enfermeira de triagem que observa casais, faz uma avaliação inicial da seriedade da doença, e depois indica para o especialista, para que o "expert" possa os ajudar com o problema. Depois que o casal termina o primeiro encontro, quase sempre dou a mesma tarefa para eles: no caminho para casa, recordem a história do seu primeiro encontro, quando você se apaixonou um pelo outro, o que os atraiu, o que você gosta mais no outro, e quais são os sonhos do futuro juntos.


A tarefa serve o propósito de desenterrar sentimentos e memórias enterrados a muito tempo atrás. Só de recordar as histórias, o casal provavelmente recupera o sentimento de amor um pelo outro.

Com um pouco de intenção, nossas emoções podem mudar drasticamente.

Segue cinco coisas que podemos fazer diariamente que irão nos reconectar com nosso cônjuge:

1. Ore pelas coisas específicas do dia do seu cônjuge

Isso não somente vai te lembrar do trabalho de Deus na sua vida, mas também vai requerer você conheça as coisas específicas do dia do seu cônjuge e pense como foi o dia dele.

2. Sempre dê um beijo na saída e na volta

Este é uma conexão física e emocional que serve de lembrança da união entre o marido e a esposa. Torne isso um hábito. Mesmo que você beije, sai e volte, beije novamente.


3. Ligue, passe uma mensagem ou e-mail pelo menos uma vez ao dia

Você pode comunicar com o outro como está indo seu dia. Você pode conversar sobre necessidades para a noite e ter certeza que todos estão na mesma página em relação a agenda comum.

4. Tenha pelo menos 5 minutos de conversa sem interrupções

Seja a primeira coisa de manhã ou a última coisa à noite, relacionamentos demandam conversação. Desligue a televisão ou telefone celular e converse. Talvez isso seja mais difícil com crianças pequenas, mas faça disso uma prioridade.

Lembre, se você tivesse tendo um caso com outra pessoa, você acharia tempo para passar com essa pessoa apesar da correria, então tome tempo para seu cônjuge.

5. Abrace por pelo menos 30 segundos


Antes de você ir para o trabalho ou depois de voltar para casa ou quando deitar para dormir, tenha um período estendido para abraçar que lembre seu corpo, alma e mente da sua conexão profunda com a outra pessoa. Estudos mostram que abraços reduzem pressão alta, mas também conectam você com a pessoa que abraça. Toque físico tem que ser mais do que só sexo. Realmente abraçando por um período estendido cada dia, cada parceiro se sente mais valioso e amado.

Se seu casamento requer uma coisa, requer intencionalidade. Dependendo até que ponto ambos são intencionais em manter o casamento saudável,  o casamento irá prosperar. Mas a apatia irá corroer lentamente o casamento, porém a intencionalidade causará crescimento contínuo.

Por Kevin Tompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...