sexta-feira, 2 de julho de 2021

O Credo dos Apóstolos

 


“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ” (Mateus 28.19)

O que você de fato acredita influencia o que você pensa, que por sua vez define quem você é, e enfim, determina o que você faz! Daí a grande importância de sabermos se o que de fato acreditamos é verdadeiro, e se é de verdade aquilo que estamos vivendo.  

Em nosso devocional comunitário desta semana lemos: “Se viermos a crer nas coisas erradas sobre Deus, pensaremos coisas erradas sobre nós mesmos e viveremos muito mal ou miseravelmente. Uma mentira sobre Deus distorce a realidade, perverte a vida e prejudica os processos da existência. ” Portanto, cabe bem avaliarmos cuidadosamente cada uma das crenças e convicções pelas quais vivemos neste momento.  

Este mês mergulharemos juntos no “Credo dos Apóstolos” que é um resumo das doutrinas essenciais ensinadas pelos apóstolos de Jesus Cristo. O “creio” ou credo, é a essência da fé cristã colocada em palavras concisas e precisas. O credo é um dos mais importantes documentos da Igreja Cristã, não apenas por ser a mais antiga e completa declaração abreviada da fé cristã, mas especialmente, pelo seu efeito fundamental e catalisador na saúde doutrinária e na unidade da comunidade cristã ao longo da história.    

Mas se os cristãos já possuíam a Bíblia, as Escrituras Sagradas, porque haveriam de compor uma “outra” declaração de fé? Alguns podem perguntar.  

Vejamos algumas das principais razões lógicas e práticas descritas pelos historiadores (e se você já estudou o compêndio “Seja um obreiro aprovado” você já conhece). Primeiro, porque os apóstolos, as testemunhas oculares da fé cristã, já haviam morrido. Segundo, porque as falsas doutrinas, as heresias, ameaçavam destruir a unidade da família de Deus. Terceiro, porque um resumo conciso e preciso da fé foi necessário para a identificação dos genuínos cristãos e para a proclamação do evangelho aos descrentes. 

Como veremos, este importantíssimo resumo do ensino bíblico sobre o ser de Deus, tem profunda implicações teológicas e práticas quando internalizado e vivido na companhia da família de Cristo.

Vivemos uma época de grande confusão sobre a verdade, inclusive na igreja. Basta olharmos para a nossa própria vida e para dentro da comunidade de fé para constatarmos. Mas ousemos nos perguntarmos: será que eu de fato vivo o que afirmo crer? Como lemos em nosso devocional: “Nada conta mais no modo como vivemos do que aquilo em que (realmente) cremos sobre Deus. ”

Oremos ao Deus triúno, que “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês” (2Co. 13.13), os que creem e vivem!

Crescendo juntos no Criador, Redentor e Consolador,

 

Pr. Zé

Um comentário:

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...