terça-feira, 27 de julho de 2021

O Criador, Redentor e Santificador da Igreja - Um convite à plenitude!

 


“Creio...” (implicações pastorais do Credo Apostólico)  

Conhecer o Deus único e trino é desfrutar em plenitude das bênçãos de ser parte da Família dele hoje. Portanto, afirmar “eu creio” é também ser inserido numa família global criada, redimida e santificada para a glória de Deus.  

O Credo dos Apóstolos é bem mais do que um conjunto de palavras bem pensadas e ordenadas, mas um resumo preciso da fé dos primeiros discípulos que nos conecta ao significado e à história da Igreja cristã.

O afirmar genuíno, "creio em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo" implicará no tornar-se Igreja santa e bela reunida em torna da confissão e devoção ao Deus Pai, Todo-poderoso, Senhor e Santificador da Sua criação.  

O "creio" não é um mero acreditar, mas de fato confiar e se comprometer num viver em coerência pessoal e comunitária. Eu confio, logo sou recebido na comunhão dos santos e perdoados que por graça creem e aguardam em fé um corpo glorificado, pleno e eterno.   

Portanto, confessar a fé no Redentor dos nossos pecados e de toda criação, implica necesariamente em ser acolhido no Corpo vivo de Cristo, e agir com Ele em Sua obra de restauração de todas as coisas.

O ápice do plano do Deus Criador, Redentor e Mantenedor se dá na cruz e ressurreição que se faz Mensagem, Evangelho, Boa Notícia a ser proclamada até que Ele e Seu reino venham. Potanto, é na comunidade dos "chamados para fora" que o ser humano encontra santidade, intimidade e liberdade como aponta o apóstolo Paulo:

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. ” (Colossenses 3.12-17)

Ao afirmar "creio", certamente as palavras de Jesus de Nazaré serão entendidas, absorvidas e obedecidas:

“...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.... Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ” (Mateus 16.18; 28.19).

 “... o melhor a fazer é continuar... comecem a correr, e nunca desistam! [...] Mantenham os olhos em Jesus... Ele jamais perdeu o alvo de vista... Ele foi capaz de vencer tudo pelo caminho. Quando vocês se sentirem cansados no caminho da fé, lembrem-se da hostilidade que ele enfrentou. Será como uma injeção de adrenalina na alma! Nada de autocomiseração... Essa provação que vocês estão enfrentando não é um castigo; é um treinamento... para que possamos viver de acordo com seu santo propósito... maduro no seu relacionamento com Deus... Ajudem-se mutuamente. E corram! ” (Hebreus 12.1-13, A Mensagem) 

Só assim a beleza, verdade e justiça daquele que é fonte e plenitude transbordará em nós e por meio de nós espalhando perdão, paz e esperança plena que vem do Evangelho.   


Pr. Zé – notas da aplicação da segunda Mensagem de encerramento da Série "O Credo Apostólico"; julho 2021.

2 comentários:

  1. Como é bom ter a convicção de pertencer a esta grande família, Jesus Cristo Ele mesmo, e somente Ele.
    Glórias a Deus!!!

    Tomaz

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...