segunda-feira, 21 de novembro de 2022

O Prometido

 


Durante o Advento, preparamos o coração para celebrar a chegada desta criança — o menino Jesus, que está deitado em uma manjedoura, amado por Maria e José, adorado por pastores e sábios. Mas o Advento — que significa “chegada” — nos convida a uma preparação que vai muito além da noite santa de seu nascimento.

Ao longo da história da igreja, o Advento tem sido uma época de antecipação. Começou nos primeiros séculos do cristianismo como um período penitencial, em preparação para a Epifania — a celebração da aparição de Jesus e a revelação de sua identidade, dia que também era reservado para o batismo de novos crentes.

Logo depois, o Advento começou a se concentrar na antecipação de outra aparição: a segunda vinda de Cristo. Na Idade Média, os temas que costumamos associar ao Advento hoje se tornaram parte da observância da igreja, pois os cristãos incluíam a antecipação da celebração do Natal ao lado da contemplação da volta de Jesus.

Cada um desses temas históricos se entrelaça ao longo das leituras bíblicas tradicionais do Advento, pois as promessas e profecias da Bíblia falam amplamente sobre a identidade e o propósito de Jesus. À medida que nos aprofundamos nessas verdades, nossa adoração do bebê na manjedoura é enriquecida, pois nos ajoelhamos diante daquele que tornaria sua identidade manifesta por meio de milagres de grande poder. Nós nos curvamos diante daquele que um dia virá novamente em glória, para julgar os vivos e os mortos.

Isaías contém algumas das profecias mais cativantes que apontam para Jesus. Lemos sobre um filho prometido que seria chamado Emanuel — Deus conosco (7.14). Aprendemos sobre uma luz que brilhará sobre os que vivem em trevas (9.2). E encontramos esta promessa retumbante:

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. ” Isaías 9.6-7

As profecias das Escrituras sobre o Prometido em geral possuem camadas de significado e múltiplos cumprimentos. Elas frequentemente apontam para um cumprimento na própria época do profeta, mas também direcionam nosso olhar para o Messias e sua primeira vinda, bem como para o Segundo Advento que aguardamos.

Nestes dias exploraremos o que as Escrituras nos dizem sobre o Prometido, aprofundando nossa fé no Salvador que conhecemos e amamos: O Deus Poderoso, A Luz do Mundo, O Príncipe da Paz, O Deus Conosco!

 

O Prometido: Leituras do Advento da Christianity Today.

Acesse: https://christianitytoday.ac-page.com/ctadvent22portuguese?utm_source=twitter&utm_medium=post&utm_campaign=global

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...