segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Organismo ou Organização?




O mês de fevereiro (1982) foi marcado pela inauguração do templo (da igreja Aliança de Rudge Ramos) e já em dezembro daquele mesmo ano dez pessoas foram batizadas. Entre eles, o jovem Jurandir Itizo Yanagihara, aquele que viria a se tornar no futuro, o segundo pastor nikkey da igreja à partir de 1991, e um importante líder das igrejas nikkeis da Aliança Cristã e Missionária Brasileira. 

Com isso damos conta de que no mesmo tempo que se dava a provisão do templo físico o Senhor dava também a provisão de vidas, dando o devido equilíbrio entre organização e organismo para que a igreja seja o templo espiritual de Deus neste mundo: 

“... vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” (1 Pedro 2:5)

Damos graças a Deus pelo templo físico, que continua de pé até hoje, maior e melhor acabado do que no dia da dedicação, embora esteja precisando, pela ação do tempo, de uma boa reforma. Ele tem sido muito útil e continuará sendo, para acolher e reunir as pessoas em torno de Jesus, da Sua Palavra e do ministério da igreja. Contudo com o passar das décadas, como a própria História da Igreja nos mostra desde Constantino, a construção de templos podem potencializar o engessamento da organização da igreja, minando seu organismo e a vida do Espírito no seu interior.

Sabemos que ambas são necessários, isto é, a organização tanto quanto o organismo. No entanto reconhecemos também que a organização foi feita para o organismo, e não o contrário, o organismo para a vida. Assim a Bíblia foi dada para a vida e não a vida para a sua Bíblia, ou em outras palavras, a lei foi feita por causa do homem e não o homem por causa da lei (Mc. 2.27).

Se não vigiarmos a ordem original das coisas pode se inverter, sem que percebamos. Por isso, ao mesmo tempo em que valorizamos o que o Senhor nos tem dado, não podemos deixar de sentir certa necessidade por um movimento de volta aos lares e aos pequenos grupos onde a vida de Deus possa brotar de modo mais orgânico e espontâneo, conforme havia ocorrido no início durante as primeiras duas décadas da história da Igreja Aliança de Rudge Ramos.
Como o apóstolo Paulo bem pontuou em sua pregação no areópago de Atenas a respeito de certo altar ao “Deus Desconhecido”:

“... pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. ‘O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.’” (Atos 17.23-25)



Pr. Joel Jun Konno, Memória em Movimento – Quando a História e a Bíblia se encontram iluminando a vida hoje (trecho do capítulo 17: A Consagração do Templo; páginas 93-95).

domingo, 1 de janeiro de 2017

O SEU presente de cada dia



O Deus que se revela nas Escrituras Sagradas é Deus de milagres... Ele age e interfere em Sua criação... mostrou o Seu poder no deserto... milagrosamente sustentou com o maná que caia do céu... a provisão bondosa do Deus amoroso.

Todavia, quando o maná caía era necessário recolhê-lo... A ordem divina foi clara: “Disse, porém, o Senhor a Moisés: eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia” (Ex. 16.14). Simplesmente extraordinário e fascinante!

O poder de Deus e Sua ação graciosa jamais limitaram a responsabilidade humana... a atitude humana foi exigida e solicitada... foi definida na linha do tempo: diariamente. Era preciso recolher o maná a cada dia!

Deus enviou o maná ao povo por quarenta anos para mostrar-lhes provisão, bondade e graça. O maná era um presente diário, mas era preciso recolhê-lo. Assim, mostrariam sua obediência a Deus e também sua dependência diária do Senhor. Era um exercício espiritual importante e necessário para a vida...

Nosso desejo e oração é que nossos amados leitores “saiam” diariamente em busca desse “maná no campo” e desfrutem deste Presente Diário... e que esse alimento baseado nas Escrituras Sagradas possa continuar abençoando vidas.


Pr. Luiz Sayão (trechos da apresentação do livro Presente Diário edição 20, ano 2017)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Chegou a hora de ENVIAR

Homenagem a família Soares
Gostaria de apresentar a você um importante pedido de oração – o envio da família Soares!
Tive o privilégio de acompanhar os primeiros passos do Valmir e sua família no ministério Ambassadors Brasil, especialmente de 2011-2016.
Celebração de 15 anos com Pastor e esposa da IBE
O nosso irmão Valmir (41 anos) é casado há quinze anos com a Claudia Kelly com a qual tem dois filhos, Daniel (9 anos) e Samuel (7 anos). Eles são membros da Igreja Batista Maranata servindo como líderes do Ministério de Evangelismo e Missões e no Diaconato da igreja por vários anos.
No início do Ambassadors o Valmir atuou como voluntário e depois coordenando algumas das viagens missionárias dentro e fora do país, além de diversas clínicas, acampamentos e apresentações sobre a missão através do futebol. Ele foi credenciado formalmente na missão em abril de 2010 e a partir de Junho de 2011 assumiu o cargo de Diretor Operacional do ministério.
Ministrando no TREC Fortaleza
Como muitos sabem, o Valmir foi atleta de futebol profissional, com passagens por clubes no Brasil e na Bélgica. Formado em Comunicação Social (com ênfase em Publicidade e Propaganda) fez também MBA em Gestão Mercadológica. Ele trabalhou como Analista, Coordenador, e depois como Gerente de Marketing em uma indústria multinacional, mas graças a sua convicção de fé e chamado renunciou essa confortável posição para servir nos últimos cinco anos como Missionário/Diretor Executivo Operacional em tempo integral do Ambassadors Football Brasil.
Cláudia atuando como avaliadora no TREC SP
Nossa irmã Claudia tem formação em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, trabalhou vários anos na Prefeitura de São Paulo, como Educadora de onde Deus proveu boa parte do sustento para a família neste período de dedicado ministério.

Em 2011, quando tudo era apenas um sonho

Foi exatamente no ano de 2012 que o Valmir dedicou-se em tempo integral ao ministério enquanto se preparava teologicamente cursando o Mestrado em Teologia Pastoral no Seminário Servo de Cristo (concluído em 2014) com vistas o propósito de Deus para sua família, o campo missionário Transcultural. E, graças a Deus, em abril de 2016 o ministério Ambassadors Internacional entendeu que era hora da família Soares dar um tempo de médio prazo (dois anos) para um período de treinamento, aperfeiçoamento e trabalho ministerial nos Estados Unidos visando os novos campos onde Ambassadors visa abrir em nações mais necessitadas.
Sonhando juntos em Março 2016
A Diretoria de Ambassadors Brasil está apoiando e recomendando com muita alegria a Família Soares para essa natural e muito oportuna etapa de seu ministério, pois além de um excelente tempo de ministério local e global, toda a família apresenta dons evidentes que aperfeiçoados e dedicados ao Senhor da Seara certamente produzirão muitos frutos através do futebol nos Estados Unidos e noutras nações.

Como participantes desta bênção, convido você e sua igreja a orarem e a se envolverem no ministério desta valorosa família.
O Valmir foi ordenado como pastor neste semestre cumprindo os requisitos da sua denominação. No início de dezembro o visto da família foi aprovado. E, neste exato momento, como sempre fizeram, eles estão confiando em Deus para Ele chame parceiros de oração, de manutenção (durante o ano 2017 – veja o anexo), e de recursos para as passagens aéreas.

Considere esse investimento certo no reino de Deus entrando em contato com a gente ou diretamente com o nosso irmão, amigo e missionário Valmir (11. 99721-7287 vsoares@ambassadorsfootball.org).

Gratos por sermos participantes e parceiros na missão do Pai através do futebol,


Pr. Zé – Diretoria Ambassadors Brasil 2016



sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Um Natal abençoado e um frutífero Ano Novo



O ano de 2016 foi um desafio para a grande maioria das famílias brasileiras. Para a nossa família, não foi diferente. Foram muitos os desertos, mas o Senhor, o nosso Manancial, derramou a preciosa Água da Vida em cada dificuldade da nossa jornada. Louvado seja nosso amado Senhor!

Em tempos de provas, a Água Pura da Palavra de Deus e a alegria contagiante da Comunhão com o povo que Deus não desiste de amar, literalmente, não tem preço! Nosso agradecimento a cada amigo e irmão que de diversas formas foram instrumentos da graça do Pai para nossa família. Obrigado queridos!

Nosso agradecimento também a cada líder, e a cada parceiro, que perseverou conosco para em 2017 regar a Água Viva e celebrar juntos os frutos que Ele mesmo nos confiou em Sua Seara. Em frente amigos!

Estejamos na Videira Verdadeira (João 15) que o Supremo Pai e Agricultor plantou para firmes construirmos jardins frutíferos em meio ao deserto e o caos da cidade e desta geração. Senhor, colha em nós e através de nós para Sua glória e louvor!


Pr. Zé e Família 


Nossa riqueza 

M.  Bonita e Lampião na Casa de Cultura em Recife

Óooo linda, cidade de nossos amigos e irmãos

Festança na Aliança




quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

PRESENTE DIÁRIO uma reflexão comunitária




“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. João 15.5 – NVI

Para permanecer ligados à Videira, ao nosso amado Senhor Jesus, precisamos ter contato diário e íntimo com a Bíblia, a Palavra de Deus. 

Os frutos produzidos deste relacionamento serão de beleza singular, tanto quanto um belo cacho de uvas iluminado ao sol da tarde. 


O próprio Senhor no encoraja: "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome." (João 15.16).


O devocional "Presente Diário" apresenta-se como uma ótima ferramenta para que você seja alimentado, aprofundado e 
iluminado, no seu relacionamento com Deus nos 365 dias de 2017.

Sugerimos a você e sua família esta reflexão diária que passará a ser comunitária para a Igreja Aliança do Aeroporto no ano de 2017.

Junte-se a nós e cresça em Amar a Deus, Servir Pessoas, Fazer Discípulos no próximo ano! 

Se preferir acesse: 
 https://www.transmundial.com.br/presente-diario/ ou https://www.facebook.com/PresenteDiarioOficial/ 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Futebol e SOLIDARIEDADE

Miss. Wanderley semeando a divina Semente!


Vale a pena apoiar... os resultados sociais e espirituais destes mais e cinco anos são excelentes!!!

Saiba mais também em http://redeibabsolidaria.com.br/portfolios/projeto-bom-de-bola-bom-na-escola/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O futebol VOLTOU

(foto: Alexandre Salvador/VEJA)


Em uma hora, aproximadamente, acontecerá o primeiro jogo de futebol após a tragédia com a equipe da Chapecoense.  

Foi uma semana diferente para o mundo da bola. Uma semana de dor, reflexão e solidariedade que tocou o país do futebol e o mundo.

Para mim essa tão triste semana foi bem exemplificada no generoso abraço de uma mãe que perdera seu filho no jovem repórter que também chorava por dentro por seus amigos e colegas de trabalho da imprensa. 

Por um lado foi lindo ver a solidariedade em profusão. Pena que neste tempo e nesta geração, a solidariedade dure tão pouco.  

Segundo o dicionário Aurélio, solidariedade significa: “Qualidade do que é solidário”; “Dependência mútua”; “Reciprocidade de obrigação e interesse”. 

Oxalá, que o egocentrismo e pragmatismo que domina o nosso tempo fossem sepultados com toda a falta de responsabilidade, toda inquietante pressa, toda absoluta ganância e arbitrariedade desta e de muitas tragédias ao nosso redor.  

#FORÇACHAPE
Oxalá, pudéssemos realmente aprender com profundidade e verdadeira excelência as lições desta tragédia que abalou o insano e fragmentado mundo pós-moderno.  Infelizmente ou felizmente o tempo vai passar, e as pessoas dirão: “é vida que segue”, o futebol e a imprensa dirão: “bola pra frente”. E, provavelmente nem a minha e nem a sua memória se lembrará com passar dos dias, e a pressa e a pressão da vida.

Mas tomara que quando o futebol voltar, daqui a pouco, e o Brasil e o mundo começar a deixar de cantar para a CHAPE, lá no fundo da nossa alma possamos guardar sempre viva em nossa memória duas coisas.

Primeiro, que sim vivemos num mundo imperfeito de pessoas imperfeitas, egoístas e vaidosas, mas que no fundo no fundo precisam sempre de um encontro, um abraço; precisam de pessoas, de amigos; precisam de um Pai, necessitam desesperadamente de Deus!

Segundo, que sim vivemos ao lado de pessoas feridas, num mundo ferido, materialista e pragmático, uma sombra do que virá; por isso vivamos o hoje na certeza de que não muito adiante, os que crêem voltarão para casa do Pai; lá sim um lugar e um outro tempo, em que a solidariedade durará para sempre!  


O futebol voltou, oxalá ele jamais seja o mesmo! 


Postagem em destaque

I PEDRO – O cristão extraordinário, um chamado à santidade

  “ Sejam santos , porque eu sou santo”. 1 Pedro 1.16 Em seu livro “Vivendo como um cristão – Os ensinamentos de I Pedro” , A. W. Tozer...