terça-feira, 12 de abril de 2011

UM MÊS DEPOIS DA CATÁSTROFE

Queridos irmãos,

Passou-se um mês do terremoto que provocou o tsunami no nordeste do Japão. Ontem mesmo sentimos um novo tremor e os especialistas disseram aconteceram 400 tremores em um mês.

As pessoas estão preocupadas com novos tremores, radiação e desemprego. Muitos continuam voltando a seus países.

Na semana passada fomos à Iwaki (mensagem abaixo) para limpar as ruas e calçadas retirando restos das casas destruídas e areia da praia.

Também ajudamos levando e servindo comida num dos abrigos que a Igreja cuida.
Na Igreja que tem nos recebido, encontramos gente de várias nacionalidades incluindo peruanos e brasileiros para trabalhar na reconstrução da cidade. A prefeitura reconheceu o bom trabalho desta Igreja na cidade tanto é que repassaram um valor de doação que receberam para a Igreja administrar.

Enquanto trabalhamos nas ruas, sempre cumprimentamos os moradores e eles nos devolvem alguma palavra de gratidão. Alguns são tão gratos que oferecem o quintal de suas casas para o tempo de descanso e almoço.

Amanhã iremos novamente para Iwaki com 11 irmãos. A prefeitura está colocando tratores para limpar as ruas enquanto os voluntários entrarão nas casas para a limpeza.

Pedimos suas orações:
  • Pela usina que fica próximo da Igreja ainda não foi controlada e a zona de isolamento foi aumentada devido à radiação.
  • Para que o evangelho seja pregado e todos glorifiquem a Deus.
  • Pela segurança no caminho e pelos nossos familiares que ficam em casa. Sairemos às 4h30 da manhã para chegar às 9h00 no local.
Estamos orando pela possibilidade de ir à Iwate e Sendai nas próximas semanas, pois as necessidades são grandes por lá também.

Nosso Lucas está gostando muito da escola. Até hoje, ele foi no grupo, organizado pela associação de pais e mestres (PTA), mas a partir de amanhã caminhará por conta.    

Continuamos contando com suas orações.

Saudações em Cristo,

Luis, Tani e Lucas

Mensagem original
De: Luis Ueda
Data: 12/4/2011
       
Viagem a Iwaki - Fukushima

Queridos irmãos,

Depois de 4 horas de viagem, Massayuki e eu chegamos à cidade de Iwaki - Fukushima. Foi uma viagem de sondagem para saber como melhor apoiar as Igrejas que estão trabalhando na região. Nosso contato foi um pastor da Igreja Global Mission, que atendem centenas de vítimas do tsunami.

Ao chegar na região, vimos o estrago que o mar provocou nos bairros próximo ao mar e não deu para esconder a tristeza. O ambiente era carregado e triste, um forte cheiro de coisas queimadas, muitos objetos ainda espalhados entre os escombros como fotos, roupas, relógios...

Chegamos com um carro cheio de verduras e frutas como haviam pedido, pois não há comida fresca na região. Também conseguimos levar 20 litros de gasolina extra para a nossa volta, mas como o carro que fomos era econômico, decidimos deixar este líquido raro para uso dos voluntários.

A Igreja que nos recebeu tem um bonito trabalho levando consolo para os que vivem provisoriamente nos abrigos. Como a prefeitura local proibiu tocar em qualquer assunto de religião, decidiram pregar o Amor de Cristo através das atitudes.

Um dos locais que visitamos foi uma escola de virou abrigo para os moradores do bairro. Levaram 400 litros de água quente e colocavam em uma bacia de plástico para por os pés e recebiam massagens nas costas e nos pés. Enquanto recebiam a massagem, abriam seus corações para falar da tristeza que sentiam...   

No campo ao lado, havia algumas crianças correndo atrás de uma bola, e perguntamos ao pastor responsável se poderíamos brincar com elas e logo nos respondeu: “- Claro, vocês são brasileiros. Vão ensinar futebol à elas!” 

Corremos tanto que minhas pernas sentem dores até agora! Mas foi muito divertido e gratificante. Nos disseram que um dos problemas que os abrigos estavam tendo é em relação às crianças que ficam estressadas por estar em um ambiente diferente, sem privacidade e entediante.

Como esta cidade está muito próxima à usina de Fukushima, muitos não querem se arriscar por causa da radiação e por isso só os cristãos estão trabalhando como voluntários.

Quando fomos, estávamos com muito medo de sermos contaminados, mas quando chegamos lá, todo o sentimento foi embora quando vimos todo aquele
pessoal trabalhando e servindo nos abrigos.
Continuamos orando para saber como melhor trabalhar juntamente com os irmãos da Comunidade, pois há muito trabalho pela frente!
 
Pedimos também orações pelos irmãos que apesar de não serem demitidos, não há trabalho. Alguns chefes da fabrica já orientaram aos brasileiros retornarem ao seu país, pois não há perspectiva de melhora tão cedo.

Um grande abraço a todos,

Confiando e servindo ao Rei Jesus,


De: Luis, Tani e Lucas
Data: 31/3/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...