terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Esperança através do futebol na Bahia

Uma rica parceria para tocar vidas através do futebol no sertão

O Projeto Bom de bola Bom na escola

Em Abril completaremos 4 anos de investimento
Atualmente o esporte é uma das melhores ferramentas de inclusão e educação na vida de crianças e adolescentes. Uma vez que podemos considerá-lo como um dos responsáveis pelo desenvolvimento de diversos valores e características essenciais para a formação de um cidadão exemplar.

Portanto o projeto bom de bola, bom na escola, tem como objetivo, aliar a prática do Futebol e futsal, com ensinamentos táticos e físicos, com as atividades recreativas e lúdicas, resultando o desenvolvimento de valores como: Educação, Respeito, dedicação, amizade, cooperação, participação e alegria.

Um sorriso que não tem preço!
Um dos momentos mais esperados desta edição do 11º Projeto Ágape Sertão sem dúvida foi a entrega dos kits esportivos para os alunos do Projeto Bom de bola Bom na escola na cidade de Andaraí. Cerca de 140 crianças receberam todo o uniforme de treino composto por calção, meia, camiseta e chuteira. Além disso, receberam também o novo testamento, uma squeeze e um kit de escovação dental.

O coordenador do Projeto Bom de Bola Bom na Escola, Wanderley Soares, a quem todos carinhosamente chamam de Biro-biro respondeu algumas perguntas feitas sobre este desafio:

Como começou o Projeto bom de bola bom na escola?


Um sonho concretizado
Biro-Biro: Eu tinha acabado de chegar de Portugal e estava em um culto pela manhã na minha igreja, a Aliança Cristã e Missionária do Aeroporto e o missionário Miguel estava pregando e falando da vinda para Andaraí em janeiro de 2010. O Miguel perguntou ao meu pastor se havia na igreja alguém que trabalhasse com esportes e que pudesse vir junto para Andaraí, foi então que ele me indicou.






E como se deu sua chegada a Andaraí?

Biro-Biro: Chegando lá comecei a fazer o que a criançada mais gosta de fazer que é jogar futebol. Com apenas uma bola chamei uma criança, que chamou outra e começou a aparecer várias outras crianças na quadra. No final do projeto quando as crianças souberam que eu ia embora, elas começaram a pedir para eu ficar, outras até choraram. Então o Miguel perguntou se eu queria ficar e realizar um trabalho de longo prazo.

O resultado foi o esperado?

Biro-Biro: Sim, a ideia deu certo e hoje temos cerca de 140 crianças ativas no projeto, onde cobramos disciplina, respeito, obediência, frequência nas aulas e também falamos para eles a respeito de Jesus, mostrando a eles que Jesus é o caminho, ensinando a eles o caminho que devem seguir e assim notando várias mudanças nas crianças.



Equipe sub 11
E essa mudança de comportamento é notória tanto na vida dos alunos e alunas do projeto como de seus familiares. Prova disso é Vinícius Ramos, 13 anos, que foi o primeiro aluno a chegar no projeto. – “Eu fui o primeiro que o Biro-biro chamou para treinar, eu vim com uns colegas e nós estamos aprendendo até hoje. Antes nós brigava (sic) na rua com muita violência e ele tirou a gente disso tudo e levou nós para a igreja e falou de Jesus pra gente. Minha mãe disse que não é para eu sair do projeto nunca porque o Biro-biro e o dia a dia no projeto tem mudado minha vida e de todos os meninos e meninas do Bom de Bola Bom na Escola. Nesses quase 4 anos de projeto já participamos de 6 campeonatos. Já jogamos em Mucugê, no Mocambo, em Itaitê. Agora em 2013 nós ganhamos um campeonato entre outras escolas.” – disse o aluno.


Momento histórico: Deus seja louvado!
Quem também confirma a história de mudança nas crianças é a Vice-diretora da Escola Carlos Santana, Nelma Bastos, onde estudam a maioria das crianças alunas do projeto: - “O projeto tem ajudado muito porque os meninos melhoraram muito na escola, em todas as áreas, na frequência, nas notas e principalmente na disciplina entre os professores e colegas de escola. A mudança tem sido geral na atitude dessas crianças.” – confirmou Nelma.


Transformando o Sertão através do amor de Cristo

Seja um intercessor e mantenedor do Projeto participando daquilo que só Deus faz na transformação de crianças e jovens através do futebol.






Por Wanderley Soares, Miguel Adailton e Leandro Queiroz (Janeiro de 2014).


Parceiros



Equipe feminina

Equipe sub 17




NOTÍCIAS

Graça e paz a todos!

Graças ao bom Deus terminamos mais um ano aqui em Andaraí–BA no Projeto bom de bola, bom na escola, e apesar do nosso inimigo tentar parar o projeto, suas investidas foram em vão porque Deus está à frente dessa obra, louvado seja nosso glorioso Deus!

Louvo a ele pela as 140 crianças que aqui estiveram comigo, tanto na quadra, como na igreja assistindo os filmes evangélicos que passamos.

Confraternização
Para encerrar o ano, tivemos um campeonato em todas as categorias: sub 12, sub 15 e sub 17 onde premiamos com medalhas os campeões e vice-campeões e uma caixa de bombom para o campeão e para o artilheiro uma medalha de ouro e meia caixa de bombom.

Vejam algumas fotos tiradas do campeonato, onde as crianças se divertiram fazendo o que elas mais gostam: jogar futsal.

Torneio e confraternização
Grandes mudanças na vida de alguns meninos podem ser notadas e sentidas por algumas pessoas que acompanha o projeto. Pedimos assim orações por nós e pelas crianças, pois o inimigo é astuto e sempre tenta de alguma forma atrapalhar nosso trabalho aqui que não esta sendo em vão, graças ao nosso Rei Jesus!

Ate aqui nos ajudou o Senhor, por isso estamos alegres!

Wanderley e Wendell

Dezembro de 2013


Equipe de Janeiro de 2014


Compartilhando alegria, fé e esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...