domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Desafio e rumos da ALIANÇA BRASILEIRA


Queridos irmãos,

Louvamos ao Senhor por sua direção e cuidado sobre a Igreja Aliança Cristã e Missionária Brasileira!

A ACEMBRAS tem enfrentado diversos desafios nos últimos anos que estão sendo colocadas pelo Senhor para que possamos crescer como igreja e amadurecer como denominação. A maneira como vamos enfrentar estes desafios determinará os rumos que a nossa igreja trilhará nos próximos anos e décadas. 

A primeira igreja da Aliança Cristã e Missionária foi estabelecida há 52 anos no Núcleo Bandeirante – DF pela missionária Mutsuko Ninomiya. Depois disso vieram missionários americanos, canadenses, japoneses, chineses e também latino-americanos que ajudaram a formar o que é hoje a Aliança Cristã e Missionária Brasileira. Um grande contingente destes missionários eram norte-americanos que tiveram atuação fundamental para plantar igrejas com DNA missionário. A Missão Aliança fechou suas portas no Brasil em 2013, após quase 50 anos de ministério, para que seus recursos possam ser canalizados para outros países mais carentes do Evangelho. Louvamos ao Senhor pela fidelidade dos irmãos norte-americanos em plantar esta semente que, esperamos, possa crescer e frutificar. Continuaremos a nossa cooperação como igrejas nacionais parceiras através do Projeto Portugal e outros projetos que surgirem no futuro.

Plantar igrejas missionais maduras e multiplicadoras tem sido a ênfase da ACEMBRAS nos anos recentes. O esforço de plantação de igrejas é estratégico para a ACEMBRAS e estamos em meio à concretização da visão de plantar 30 novas igrejas nesta década. Para isso necessitamos ao menos 90 novos plantadores treinados para participarem de projetos de plantação igrejas. Temos organizado encontros de plantadores de igrejas, incentivado a participação em congressos e seminários e também fomentado a formação de plantadores de igrejas através de cursos de treinamento rápido (CTPI) e curso de pós-graduação lato-senso (SPC). 


O movimento Encontro com Deus tem sido um exemplo inspirador de igrejas da família aliancista na América Latina que tem experimentado um crescimento saudável e sustentável com os quais podemos aprender bastante. Neste sentido, temos enfatizado a participação em congressos e seminários do CLA (Confraternidade Latinoamericana da Aliança) e também trazido pastores com experiência neste movimento de crescimento de igrejas. O nosso 2o Encontro de Plantadores de Igrejas realizado em São Paulo contou com o Pr. Fernando Hidalgo, coordenador do LED (Lima ao Encontro com Deus) como preletor, palestras bastante práticas e inspiradoras. Diversas igrejas tem sido desafiadas nesta visão e estão tomando passos concretos no sentido de iniciar novos trabalhos de plantação de igrejas. Existem também diversos projetos em andamento (Caxias do Sul, Taboão, Taguatinga, Estrutural e Cocalzinho) e outros que se tornaram igrejas organizadas nestes últimos anos (Riacho Fundo, Lagoa Santa, Alphaville). Uma igreja viva é uma igreja crescente e multiplicadora. Assim devem ser as igrejas da ACEMBRAS.

Plantar igrejas missionais maduras e multiplicadoras também em outras culturas, países e povos é o que fez a Aliança Cristã e Missionária ser considerada o exemplo por excelência de missões transculturais no mundo contemporâneo. Se vamos continuar a ser um movimento exemplar vai depender de nossa fé, ousadia e compromisso com a visão que o Senhor deu primeiramente a A. B. Simpson e que outros que continuaram este movimento. A ACEMBRAS tem tido uma atuação exemplar nesta área, considerando seu tamanho e história. É o DNA missionário que faz com que uma denominação pequena se lance em projetos missionários ousados, como temos feito nos últimos anos. A fidelidade do Senhor tem abençoado de forma excepcional alguns destes esforços, fazendo com que cada um de nossos projetos missionários seja uma referência e sirva de catalisador do movimento evangelístico e missionário nas suas regiões de atuação (Índia, Japão, Portugal, Amazônia). O projeto Índia produziu, em seus 6 anos iniciais, 2 igrejas, 3 congregações, 600 membros inclusivos, 3 academias de futebol com mais de 250 jovens matriculados. Este projeto, utilizando futebol como estratégia, se tornou um projeto modelo que foi adotado pelo CLA e pela AWF como forma de alcançar os povos não-alcançados da Ásia, do Oriente Médio, da África e da Europa. A segunda fase deste projeto terá início neste ano e para fazer frente a este grande desafio, uma parceria foi feita com a Rede Aliança, para desenvolver uma nova forma de envolver as igrejas no esforço missionário. O projeto Portugal é a primeira iniciativa de cooperação missionária da C.&M.A. dos Estados Unidos que envolve uma equipe multinacional cuja coordenação está a cargo da igreja de outro país. Nossos missionários no Japão, que pastoreiam uma igreja de brasileiros e latinos, tem abençoado a própria igreja japonesa através de sua visão de apoio evangelístico e social na região do Tsunami. Nossos missionários que trabalham em cooperação com a MEVA, têm desbravado novas frentes e contribuído enormemente no trabalho de treinamento de líderes, tradução de bíblias e apoio através de trabalho de cunho social. Nossa visão é ampliar esta presença no campo através do envio de mais 5 unidades missionárias nesta década. Isso exigirá visão e compromisso de todos nós.

Plantar igrejas missionais maduras e multiplicadores não é possível sem a adequada formação dos líderes que atuarão na plantação e pastoreio destas igrejas. O SEMIBA tem sido o nosso principal instrumento de formação de pastores e missionários e é um importante legado da Missão Aliança. Estando agora num local mais permanente, nas dependências da Igreja Aliança do Aeroporto, o SEMIBA tem condições de se estabelecer no longo prazo. O SEMIBA foi o órgão da ACEMBRAS que foi mais afetado pela retirada dos missionários, uma vez que dependia muito do aporte de recursos humanos e materiais da Missão. O retorno de nossos missionários da Rússia para assumir a coordenação acadêmica e também o término do doutorado em ministério por parte do diretor do SEMIBA foram frutos da providência divina que amenizaram estas dificuldades e nos dão a perspectiva de continuidade e crescimento. 

A razão de existir de um organismo como o SEMIBA é atender as necessidades da igreja e de seus vocacionados. Somos instados a desafiar nossos jovens a investirem seu tempo e recursos para uma preparação adequada se quisermos ter pastores e líderes relevantes num mundo de constante transformação. Servir ao Senhor do universo é um grande privilégio e isso exige muita dedicação e preparo. Não pode haver menos do que excelência quando se trata de servir ao Senhor Jesus Cristo. Um desafio que ainda se nos coloca é podermos atuar de forma mais profunda na vida e caráter de nossos alunos para que eles sejam formados como servos de Cristo, na acepção completa da palavra. O desafio está posto e todos nós, pastores e líderes, tem responsabilidade sobre a vida destes vocacionados. 

Conforme mencionei no início desta mensagem, estamos enfrentando desafios em diversas frentes. O inimigo de Deus não descansa quando o povo de Deus se levanta para Adorá-Lo e Servi-Lo, abrindo o caminho para que a Luz do Evangelho possa alumiar as trevas. Este é o momento de unirmo-nos em torno do Nosso Salvador, Santificar, Médico Divino e Rei Vindouro, o Nosso Senhor Jesus Cristo, para que o Cristo em nós encarnado possa nos usar para a Sua Glória. Este é o momento de quebrantarmo-nos diante do Senhor e buscarmos a Santificação. Este é o momento de resgatar a nossa identidade como povo da Aliança e fazer diferença. Como enfrentamos este desafio vai determinar a abrangência e a intensidade do impacto que a Aliança Cristã e Missionária terá no Brasil e no mundo. Plantar igrejas missionais maduras e multiplicadoras, no Brasil e no mundo, é como vamos responder a este desafio. 

Contamos com sua participação e oração, contamos com seu envolvimento, contamos com seu compromisso. O futuro da Aliança Cristã e Missionária Brasileira depende de como você responderá a este desafio. 

Ao final, quero agradecer aos fiéis companheiros de jornada que atuaram na liderança da ACEMBRAS, nos seus diversos níveis, de forma bíblica, madura e digna do chamado do Senhor. Também agradeço a todos pelo apoio e oração a nosso favor ao longo destes anos.

Vivendo o Chamado Juntos,

Pr. Jurandir Itizo Yanagihara 


Relatório da Presidência no Concílio da ACEMBRAS de 2014. Destaques feito por mim. Parabéns presidente! Sigamos em frente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...